Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

7 DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A PEDALAR

7 DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A PEDALAR
viviane ferreira mendonca
nov. 25 - 5 min de leitura
000

 

Para se aventurar numa bike e no ciclismo é necessário apenas uma bicicleta, é isso? Infelizmente não.

Durante a pandemia centenas de pessoas adotaram a bicicleta como meio de transporte e lazer para fugir das aglomerações, mas o que muita gente não sabe é que existem muitos itens que devem ser observados antes de sair por aí pedalando sua magrela. 

Essa paixão por aventura e contato com a natureza que a bike nos proporciona pode ser um perrengue se você não estiver preparado para alguns problemas que você pode enfrentar. Por isso eu, Vivi Mendonça, listei para vocês 07  dicas MUITO importantes para você que quer começar neste esporte e ainda tem dúvidas;

Anote aí:

1-           ESCOLHA UMA BICICLETA PARA INICIANTES:

Não saia por aí investindo parte do seu rim numa bicicleta de última geração.

Para evitar grandes gastos, responda a  estas perguntas:

A) Para que eu quero uma bike?

B) Para passear no parque?

C) Para fazer trilhas em locais mais íngremes?

D) Para ter alta performance na estrada?

E) Quanto estou disposto a investir?

Para cada modalidade existe um modelo de bicicleta com suas especificidades e valores, por isso, pesquise, informe-se.

Seja qual for sua escolha, o importante é pedalar.

2- NÃO SAIA SEM OS INTENS DE SEGURANÇA:

Agora que você já escolheu sua melhor amiga, precisamos pensar na sua segurança. Vamos começar pelo capacete. Um país como o nosso que mais mata no trânsito seria um erro grave pedalar sem capacete.

  1. Capacete: por incrível que pareça esse item não e obrigatório, mas pode salvar a sua vida, por isso recomenda-se o uso.

B) Óculos: eles ajudam a proteger seus olhos dos mosquitos, poeira e galhos de arvores

ITENS OBRIGATORIOS PELO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

C) Luzes/lanternas traseira e dianteira:  VEJA E SEJA VISTO, nas estradas, ruas e trânsito você precisa ser visto pelo motorista o tempo todo, além é claro, você precisa enxergar! Esses são itens obrigatórios por lei.

D) Campainha/buzina:  a buzina serve para sinalizar a sua presença alertando pedestres e condutores de outros veículos.

E) Retrovisor: essencial para entender a dinâmica do trânsito e como você pode prever alguma situação de risco se você conseguir através do retrovisor visualizar e antecipar seus movimentos com mais segurança.

 

3-           USE ROUPAS ADEQUADAS

Agora que você já sabe como pedalar com segurança, vamos escolher o look para não fazer feio no pedal?

Pedal urbano: você tem a liberdade de utilizar qualquer tipo de roupa, mas fique atento para calças que podem enroscar na corrente e causar acidentes.

Saias podem enroscar nas rodas traseiras.

Sapatos ou tênis ou salto  alto?  depende do que seu trabalho exige, tênis  são sempre mais confortáveis, sapatos pedem um pouco mais de atenção e saltos altos são indicados para pedais mais curtos e de preferencia com bike urbana especifica.

DICA OURO: tendo uma bike urbana ela permite que você use qualquer tipo de roupa sem preocupação.    

Vai pedalar por locais mais íngremes e por mais tempo??? Utilize roupas especiais para este fim, como bermudas com almofadas e blusas com tecidos leves.

4-           ESCOLHA DO LOCAL

Para um primeiro pedal acho interessante que busque um lugar conhecido, tranquilo e não muito remoto.

Pedalar por locais conhecidos nos ajuda a ter mais percepção do espaço que estamos ocupando.

Já ruas mais tranquilas nos remetem a segurança e consequentemente mais confiança para pedalar.

Como você está começando, indico que não se aventure em trilhas muito remotas para que, em caso de necessidade, seja mais fácil conseguir ajuda.  

 

5-           ENCONTRE UM GRUPO DE CICLISMO PARA ACOMPANHAR

Os grupos de ciclismo vem crescendo por todo Brasil. Eles são responsáveis por acolher, agregar e ensinar sobre o mundo da bike. Pedalando em grupo você terá muitas companhias com mais segurança para pedalar e ainda conhecerá novos amigos, vai aprender sobre um mundo novo da bicicleta e ter a oportunidade de visitar dezenas de lugares com ela.

Os grupos são a porta de entrada para qualquer iniciante. Procure um na sua cidade, você vai se surpreender. Vou de bike e salto alto  tem  uma comunidade  no Facebook  onde  você pode encontrar um grupo para você. 

6-  MANUTENÇÃO:

Não saia para pedalar sem antes revisar ou fazer uma boa manutenção na sua magrela. Lembre-se: manutenção é  um investimento em sua segurança e não um prejuízo.

7-    KIT REMENDO E BOMBA DE AR

A gente nunca sabe o que vai acontecer num passeio ou numa trilha pedalando. Por isso esteja preparado para pneus furados ou outras eventualidades, afinal, você não quer perder o rolê por não ter se planejado antes, não é?

E claro, pedalar é atitude, emoção, aventura, contato com a natureza e qualidade de vida. Anote as dicas acima e bora ser feliz sem aglomeração curtindo a vida de cima de uma bicicleta.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você