Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

História do Skate

História do Skate
Voit - Todas as modalidades, infinitas possibilidades
set. 13 - 4 min de leitura
000

Fonte: G1, El País e Brasil Escola 

Nas Olimpíadas os nossos atletas deram o que falar no skate, né? Nós sabemos que assistir aquelas manobras incríveis te deixou com vontade de colocar Charlie Brown Jr. para tocar e se arriscar nas rodas. 

Quer saber mais sobre esse esporte radical? Você está no lugar certo! A seguir, conheça a história dessa modalidade. 

 

Criação do skate 

O skate foi criado na década de 1950 por surfistas que em período de maré baixa e poucas ondas colocaram rodinhas de patins em uma prancha de madeira. Assim foi criado o “surfe do asfalto” 

No início as pranchas eram retangulares. Foi Larry Stevenson, criador da marca Makaha, quem passou a fabricar skates com pranchas em formato similar às usadas no surfe.

(Larry Stevenson, responsável por aprimorar os skates e ampliar sua produção)

Na década seguinte, os skatistas californianos passaram a utilizar piscinas vazias, com o fundo arredondado, como pistas de skate. Nos anos 80, a modalidade de street foi desenvolvida com o uso de rampas de madeira em locais onde até então não era comum que o skate fosse praticado. Com a popularização do esporte, o skate se tornou um estilo de vida. Afinal, os skatistas têm uma cultura própria, gírias e roupas características.


Para saber mais sobre o início do skate assista o documentário “Dogtown and Z Boys – Onde Tudo Começou (2001)” documentário que celebra os 25 anos do grupo de jovens surfistas californianos que fundou as bases do skate.

 

Da Califórnia para o mundo 

Na década de 1990 o skate ganhou o mundo e tudo isso começou com o Tony Hawk. 

Considerado o maior skatista de todos os tempos, Tony Hawk fez com que seu nome fosse aceito por diversos meios de comunicação e absorvido nos quatro cantos do mundo. 

Em 1999, a empresa de jogos Actvision criou o jogo “Tony Hawk Pro Skater” para Playstation, vendido com sucesso em quatro outras versões.

Tony Hawk é uma das grandes inspirações do universo do skate, permanecendo uma referência para todos os novos skatistas. 

Os X Games e as turnês mundiais foram determinantes para o crescimento do skate no Brasil.

 

História do skate no Brasil 

No Brasil, o skate passou a ser praticado na década de 1960, sob influência de surfistas norte-americanos. Porém, foi a partir dos anos 1970 que o esporte ganhou mais projeção no país. 

Em 1974, foi inaugurada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a primeira pista de skate da América Latina. Nos anos seguintes, foram disputadas as primeiras competições no país.

Com o passar dos anos, os atletas brasileiros também passaram a ganhar destaque. O primeiro deles foi o Burnquist, eleito o melhor skatistas do mundo em 1997 e anos depois Larissa Carollo subiu no pódio, sendo a primeira brasileira campeã do circuito mundial no street em 2000. 

Além disso, nas Olimpíadas o Brasil escreveu uma nova história, conseguindo a fama de “fábrica de skatistas”. Na competição Pedro Barros e Rayssa Leal conquistaram medalha de prata. 

A Voit espera que esse conteúdo tenha sido útil e que cada vez mais pessoas possam se unir por meio do esporte. Lembrando que esse espaço é colaborativo. Você que também está evoluindo praticando esportes, escreva no Mundo Voit e compartilhe experiência com outros Voiters, para que possamos evoluir cada vez mais!

Brenda Meira - Comunicação Voit


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você