Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novembro Azul: Mês de prevenção contra o câncer de próstata

Novembro Azul: Mês de prevenção contra o câncer de próstata
Voit - Todas as modalidades, infinitas possibilidades
nov. 4 - 2 min de leitura
000

 

O Novembro Azul chegou e com ele chegou também a importância da conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata. 


O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com idade acima dos 50 anos e, de acordo com estatísticas de órgãos americanos, 1 em cada 6 desenvolverá essa doença ao longo da vida. De acordo com esses estudos, ele representa 10% das mortes masculinas por câncer. 

Fatores de risco

1. Antecedentes familiares

Um homem cujo o pai ou um dos tios teve a doença apresenta o dobro de chances de desenvolver o câncer de próstata do que homens que não possuem histórico entre seus familiares ascendentes. 

2. Alimentação 

Estudos comprovam que homens com uma dieta rica em gordura e carne vermelha e pobre em legumes e vegetais possuem maiores chances de desenvolver a doença. 

3. Taxa de estrogênio

Quanto maior a taxa de estrogênio, maiores são as chances de desenvolver o câncer de próstata ao longo da vida.

4. Nível de poluição 

Homens que vivem em cidades extremamente poluídas têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer.  

Diagnóstico 

Em homens acima de 50 anos o diagnóstico pode ser feito através do exame de toque retal – obviamente seguindo instruções médicas - no qual sugere se existe a necessidade de realizar um segundo exame para comprovar a existência da doença. Esse exame poderá ser realizado anualmente e caso a pessoa seja considerada como grupo de risco, ela poderá ser convidada a iniciar o procedimento já a partir dos 40 anos.

Prevenção 

O principal meio de prevenir o câncer de próstata é a manutenção de hábitos saudáveis: manter uma rotina de atividades físicas, seguir uma alimentação saudável e estar em dia com os check-ups médicos de rotina.

Importância do diagnóstico precoce 

Ainda existe certo preconceito em relação ao exame de toque na comunidade masculina, mas devemos lembrar que a chance de cura para uma doença diagnosticada precocemente chega a mais de 90%. O Autocuidado não é motivo de vergonha, mas deve ser visto como um sinal de amor à vida sendo que os cuidados com a saúde dos homens não devem nunca ficar de lado. 
Cuide-se bem. A prevenção é e sempre será o melhor remédio.

Reforçamos que esse espaço é colaborativo. Produza conteúdo e compartilhe experiências! 


VOIT - O seu marketplace esportivo


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você