Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por um mundo mais sustentável: #vádebike

Por um mundo mais sustentável: #vádebike
Brenda Marques Meira
ago. 12 - 4 min de leitura
000

 

Com o acelerado processo de urbanização marcado pela ausência de um planejamento urbano apropriado e o incentivo ao uso do automóvel individualizado, problemas relacionados à mobilidade urbana têm se intensificado, atraindo prejuízos econômicos e uma diminuição da qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Sustentabilidade e mobilidade urbana

Uma parcela dos grandes problemas ambientais decorrem do aumento do uso de veículos. De acordo com o  Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2004, os automóveis, caminhões, ônibus e aviões foram responsáveis por 13,1% da emissão de gases do efeito estufa e também correspondem a cerca de 80% do óleo diesel consumido no Brasil. 

Além das complicações ambientais e da poluição sonora, o uso desenfreado dos veículos motorizados tem desencadeado um grande problema de acúmulos de automóveis nos centros urbanos. Com isso, gerando também consequências econômicas para as cidades, em decorrência do elevado custo para planejar a mobilidade urbana.

A bicicleta como meio de transporte alternativo 

 

Em contramão a essa tendência, o número dos adeptos ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável vem crescendo nos últimos anos. Pedalar em grandes cidades ajuda o meio ambiente por tratar-se de um transporte que não emite gases poluentes, além de diminuir a quantidade de carros nas ruas, facilitando assim a mobilidade e ainda por cima é uma boa alternativa para quem deseja economizar um dinheirinho no final do mês. 

Infelizmente, as grandes cidades ainda não estão totalmente preparados para o uso das bicicletas, sendo essencial ficar alerta com as medidas de segurança:  sempre que possível fazer uso das ciclovias ou pedalar pela faixa da direita, utilizar o capacete e manter a manutenção da bicicleta em dia.

“A bicicleta deveria ser reconhecida no Brasil como algo muito importante. Ela é fundamental para a mobilidade urbana e no lazer, podemos afirmar que quase todo mundo praticou na infância e depois abandonou. É como se fosse um degrau de evolução: bicicleta, moto e carro. Para a mobilidade urbana a bicicleta é vista como última opção, mas não é. É questão de funcionalidade e sustentabilidade. Mesmo com o boom da bike na pandemia, ela continua sendo vista apenas como objeto de lazer e não como uma solução viável para a mobilidade urbana. Portanto, ciclovias jamais deveriam ser fechadas.” disse Susi Saito, cicloviajante há 7 anos. 

Vá de bike 

Para gerar uma conscientização ainda maior sobre a importância da bicicleta como um transporte alternativo e sustentável, nós da VOIT separamos alguns conteúdos para você ficar ligado no tema!

    Itaú | Ciclos | Documentário completo

Documentário que tem como objetivo mudar a forma como as pessoas enxergam a cidade e conscientizá-las que são as nossas atitudes que definem o nosso futuro. 

      Ciclocosmos -  Um blog para quem ama bicicletas

O Ciclocosmo é um blog escrito pela jornalista Erika Sallum para a Folha de São Paulo que tem como propósito trazer as principais notícias sobre o ciclismo e auxiliar as pessoas a pedalarem com segurança. Para acessar, clique aqui! 

 Podcast - Beko da bike

Para acessar o podcast, clique aqui! 

A discussão sobre o uso da bicicleta para nós vai além da problemática da mobilidade urbana, mas parte da reflexão sobre o mundo que desejamos viver. 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” - Mahatma Gandhi

Brenda Marques Meira – Comunicação Voit

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você