Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Setembro amarelo e o esporte

Setembro amarelo e o esporte
Mariane Senhuk
set. 3 - 2 min de leitura
000

Setembro chegou e com ele inicia-se a campanha do setembro amarelo. Uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Mas você deve estar se perguntando o que o esporte tem haver com isso?

A depressão afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 4,4% da população, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018. Como consequência deste cenário, muitas pessoas acreditam que a única alternativa é tratar com medicamentos. O que elas desconhecem, porém, é a funcionalidade da atividade física contra a depressão. A prática de exercícios físicos, de qualquer tipo, possui inúmeros benefícios.

Além da melhora do condicionamento físico, eles também contribuem com o aperfeiçoamento da capacidade cognitiva e diminuem os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. A ciência confirma o poder da atividade física para o bem-estar psicológico.  Segundo a preparadora física Vanessa Menache, durante e após uma sessão de treinamento funcional, há liberação de endorfina, que tem uma potente ação analgésica e, ao ser liberada, gera sensação de bem estar, conforto, alegria e melhora do humor.

É importante ressaltar que as atividades físicas atuam como adicionais no combate à depressão e ansiedade e devem estar vinculadas ao acompanhamento de profissionais especializados, como educadores físicos, médicos e psicólogos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você