Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Filmes: Racismo no eporte

Filmes: Racismo no eporte
Voit - Todas as modalidades, infinitas possibilidades
nov. 12 - 4 min de leitura
000

Estamos nos aproximando do dia da Consciência Negra, data escolhida no Brasil em menção ao dia da morte do Zumbi dos Palmares, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o racismo. 

Pensando nisso e para entender um pouco desse cenário a VOIT separou alguns filmes que falam sobre o racismo no esporte. Separe a pipoca e boa sessão à todos!

  1. A História de uma lenda

Sinopse: Jackie Robinson é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey, o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos. 

2. No Limite, a História de Ernie Davis

 

Sinopse: Nascido em meio a pobreza, Ernie Davis consegue passar vários obstáculos até entrar no programa de futebol da universidade de Syracuse. Guiado pelo treinador Ben Schwartzwalder, ele vira um dos melhores jogadores de sua escola, inclusive conseguindo ter mais êxito que Jim Brown. In 1961, Davis é o primeiro jogador afro-descendente a ganhar o troféu Heisman, mas ele tem que enfrentar outros obstáculos.

3. Coach Carter – Treino para a Vida (Coach Carter)

 

Sinopse: Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

4. Duelo de Titãs (Remember the Titans)

 

Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio em Alexandria, no estado da Virgínia, é forçada a integrar adolescentes negros a um colégio só de brancos. Então, ela contrata Herman Boone, um técnico negro, para comandar o time de futebol americano da instituição. O entusiasmo com o famoso e venerado esporte é colocado à prova pela tensão racial, enquanto Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time.

5.  A História de Gabby Douglas (2014)

 

Sinopse: Em 2012, Gabby Douglas se tornou a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, tanto na categoria individual como em equipe. Porém, ela enfrentou obstáculos muito maiores fora do esporte.

6. Raça (2016)

 

Sinopse: A história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro.

 

A VOIT espera que esses filmes tenham servido como uma forma de entretenimento e de conhecimento. É válido lembrar que a melhor forma de lutar contra o racismo é entendendo como ele funciona.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário.” Nelson Mandela.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você