Mundo Voit
Mundo Voit
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Atividades físicas na terceira idade

Atividades físicas na terceira idade
Voit - Todas as modalidades, infinitas possibilidades
jul. 10 - 2 min de leitura
000

 

Fonte: Saúde Brasil 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está envelhecendo, chegando à margem de 7,5 milhões de novos idosos de 2012 a 2019. Com isso, a preocupação com a saúde na terceira idade se tornou um tema ainda mais importante ainda e as atividades físicas podem ser uma grande aliada. 

Estudos apontam que a atividade física na terceira idade traz benefícios físicos, biológicos e psicológicos para esse grupo. Melhora a qualidade de vida, reduz as quedas, além de ser uma forma de incorporar hábitos para um envelhecimento saudável. Pensando nisso, vamos trazer algumas sugestões de práticas esportivas para esse grupo, mas é válido lembrar que antes de iniciar qualquer atividade o idoso deve procurar uma orientação adequada. 

1. Caminhada 

É uma atividade de baixo impacto. Previne ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial e reduz níveis de colesterol. Além disso é um importante aliado na tonificação do músculo, o que é fundamental para a segurança do idoso em caso de quedas. 

2. Atividades na água 

Atividades aquáticas como natação e hidroginástica, possibilitam a realização de movimentos sem impactar articulações e tendões.

As atividades na água são benéficas para o sistema respiratório e cardiovascular, ajudando na recuperação de enfermidades.

3. Alongamento

O alongamento ajuda a diminuir os efeitos negativos relacionados ao envelhecimento, aumentando a flexibilidade dos músculos e articulações, reduzindo as tensões musculares, prevenindo lesões, auxiliando no atraso da perda natural e progressiva da flexibilidade.

4. Dança 

A atividade condicionamento aeróbico, a força muscular e a flexibilidade, e melhora especialmente o equilíbrio corporal e a coordenação motora. Além disso, por ser uma prática interativa, melhora significativamente aspectos psicológicos e emocionais do idoso. 

5. Musculação 

A musculação tem sido muito estudada, com boa segurança tanto articular como cardiovascular. Além disso, essa prática é fundamental no aumento da força muscular e da massa óssea. 

A Voit espera que esse conteúdo tenha sido útil e servido de incentivo a conhecer cada vez mais esse esporte. 

Lembrando que esse espaço é colaborativo. Você que também está evoluindo por praticar esportes, escreva no Mundo Voit e compartilhe experiência com outros Voiters, para que possamos evoluir cada vez mais!

 

Brenda Meira - Comunicação Voit


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você